Nas prateleiras dos supermercados, em shoppings e até mesmo nas redes sociais, cada vez mais marcas, produtos e empresas sustentáveis buscam garantir espaço em nosso dia a dia. Mas, então, por que produtos ecos ainda são mais caros?

Para entender melhor essa variação de preço em relação aos produtos “convencionais” é preciso refletir sobre toda a cadeia de produção e seu custo. Até mesmo porque, a ideia de marcas ou produtos sustentáveis é de produzir peças com matérias-primas que geram menor impacto ambiental mas ainda assim de ótima qualidade e durabilidade. Desacelerando o consumo e o desperdício de resíduos, além de promover a valorização de seus produtores.

Copos descartáveis são fáceis de modelar, prensar e vender em massa, mas uma caneca esmaltada, por exemplo, pode levar muito mais tempo, recursos e polimento para ser criada. Já que esse processo de produção se traduz em diversas facetas, desde o uso de energias renováveis, redução de matérias primas, escolha de embalagens recicláveis e até mesmo a garantia de valorização dos trabalhadores envolvidos no processo com pagamento de salário justo e equitativo.

Desta forma, cada elemento desses é mais caro e dificultoso do que poluição, plástico e petróleo utilizados na produção de peças descartáveis. É preciso lembrar que produtos ecos carregam, assim, um valor agregado à produção consciente.

Ao pensarmos em moda sustentável no geral, ainda há agravantes como a falta de fornecedores ecológicos. No Brasil, pode ser muito caro encontrar matérias primas como o algodão sustentável com selo BCI (Certificação Better Cotton Initiative) pois todo seu processo de cultivo é manual, através de um plantio regenerativo que cuide do solo e de outros recursos naturais, e sobretudo, proporcione aos agricultores condições de trabalho justas e seguras.

É importante, então, reconhecer essa cadeia e compreender que por trás de um preço mais elevado, existe uma lógica de produção que o justifica. De fato, um movimento coletivo para evoluirmos em comunhão com o planeta.

Portanto, consumir produtos ecos é refletir além do seu benefício individual. Mesmo que o produto seja seu, a escolha de ressignificar nossa relação com o meio ambiente é uma ação coletiva e acreditamos que juntos podemos nos (re)conectar com a natureza, impactando positivamente diversas vidas e o meio ambiente.

Se você tem interesse em um produto ecológico, mas está em dúvida se vale a pena investir mais por ele, procure mais informações sobre a empresa e as tecnologias usadas nessa produção. Alguns selos como: Long life relationship (Garantia de durabilidade) e EcoFriendly (produtos que não causam danos socioambientais ou têm impactos reduzidos) são essenciais para comprovar esse compromisso com o planeta.

Agora que você já sabe mais sobre o custo-benefício dos produtos ecológicos, que tal conhecer mais sobre nós?